sexta-feira, 20 de maio de 2011

O que fazer para ser aceito na sociedade??

     Nos dias atuais, muitos jovens entram no mundo das drogas, normalmente influenciados pelos chamados "amigos", ou apenas porque seus pais são viciados em algum tipo de droga. Esses chamados amigos são aqueles que saem para baladas,shows e todos os tipos de diversão junto com o jovem, mas na hora que ele mais precisa de um apoio esses falsos amigos somem. O adolescente, também pode começar a usar drogas, porque se não o fizer, o grupo de amigos em que ele convive começa a descriminá-lo, chamando-o de careta. Muitas pessoas acreditam que a juventude de hoje, começa em algum tipo de vício porque seus pais o têm. Por exemplo, tem-se a estimativa de que 35% dos adolescentes começam a fumar porque seus pais o colocaram à exposição da fumaça do cigarro quando ele tinha de quatro a cinco anos de idade. Por usar drogas, o jovem também pode entrar no mundo do crime, porque ele, algum dia, chegará a um ponto que não terá mais dinheiro para suprir seu consumo e começará a roubar. Devemos pensar bem e, quanto mais longe ficarmos das drogas será melhor.
      Acredito que o maior problema, entre os jovens hoje é sim a necessidade de serem aceitos em um grupo fechado.Na busca de serem populares fazem coisas que nao  são precisas nem muito inteligentes!Seja em um grupo fechado ou em uma escola, drogas sempre tem, é importante os pais se concentrarem melhor na educação de seus filhos e os orientarem o que é melhor para o seu futuro!
                                                                                               Postagem de Eunice Nakaione

3 comentários:

  1. Em busca da popularidade e aceitaçaõ muitos jonvens acabam penetrando em um mundo sem voltas, onde a degeneração social, humana, emocional e occorrerá em menos tempo do que se espera.

    Ataíde Lemos, fala em seu blog sobre a aceitaçao e humildade, tema que vem a calhar com o tema aqui discutido, ele apresenta o seu livro Drogas um vale escuro e grande desafio para família

    quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011Humildade, aceitação, amor próprio e objetivo de vida

    Quatro fatores são fundamentais para aqueles que estão em tratamentos de dependência química e que devem ser refletidos, são eles: humildade, aceitação, amor próprio e objetivo de vida.


    Humildade: Não há como entrar num processo de mudança de mentalidade. Não há como trabalhar as emoções, os traumas sem humildade. O fundamento do 1º passo está na humildade em aceitar-se impotente perante a droga e o álcool como também a impotência no controle da vida, ou seja, a humildade é essencial para aquele que se inicia no tratamento, bem como deve manter esta virtude sempre elevada para que a vaidade e o orgulho não o leve a uma recaída.


    Aceitação: Aceitação caminha lado a lado com a humildade, ou melhor, é pela aceitação que se mede o grau de humildade. Ao buscar um novo caminho, primeiramente é fundamental aceitar a caminhar nele. Uma pessoa dependente está sem o controle de sua vida emocional e física, sendo assim, é preciso reaprender a adquirir este controle, porém, neste reaprendizado é necessário aceitar ser conduzido. É necessário aceitar que o tratamento o qual está inserido é uma pequena comunidade o qual todos estão ali para crescerem e, para este crescimento é necessário aceitar e integra-se no tratamento; aceitar os recuperandos, aceitar sua condição de doente naquele momento, e que sua doença somente pode ser controlada com seu entendimento de que ela é mais forte que ele, ou seja, ele permanecerá sóbrio segundo a aceitação de que não pode tomar o primeiro gole ou trago, etc.


    Amor próprio: Se não gostarmos de nós, quem gostará? A dependência química leva o dependente não gostar-se de si mesmo. Leva-o a acreditar que ele não tem valor algum. É muito comum ouvir este tipo de comentários de dependentes químicos que estão altamente comprometidos com a doença. Portanto é preciso que este estado psicológico seja revertido, isto é, a partir da humildade, da aceitação deve iniciar um processo de crescimento emocional levando o dependente elevar sua auto-estima. Na verdade, uma das características da dependência é a baixa auto-estima.


    Amor próprio é olhar para si mesmo e dizer: “eu me amo, eu não posso e não quero continuar a me destruir”. Certamente, para que ocorra amor por si mesmo é necessário reconhecer-se como alguém importante diante aos seus olhos e aos olhos de Deus. O amor próprio somente pode ser adquirido quando cura-se feridas interiores. Quando tem coragem de fazer um inventario e eliminar coisas que se considerava boa, mas que no fundo o levava a destruição.


    Objetivo de vida: Sem sonhos, sem um objetivo de vida nós enquanto Seres humanos ficamos vulneráveis a cair na armadilha do momento, nas armadilhas dos sentimentos. No caso do dependente químico que está sem a droga, certamente, abre-se um vazio existencial pela falta da droga. Neste sentido, ele precisa preencher este vazio e isto se dá também através de seus objetivos de uma vida melhor, de uma vida sem droga.


    Quando sabemos onde estamos, o que queremos para nós e onde queremos chegar, certamente, nossas energias são canalizados e acabamos por preencher nossos espaços vazios. Enfim, para alguém que deseja vencer as drogas é essencial que ele tenha projetos de vida e trace metas para conquistá-los.

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci um jovem que estava envolvido em drogas,atrapalhou os estudos,a vida financeira,ate mesmo a família.Ele parou e pensou quero mudar,mas para isso teve que se afastar do meio social que vivia e os amigos novos,longe da turma que freqüentava,mudando para outra cidade bem longe,mas conseguiu,teve barreiras ,mas lutou ate vencer,constituiu família,emprego,hoje vive bem ao lado de quem ama.

    ResponderExcluir
  3. se percebe que a situação dos jovens é desafiante no mundo das drogas.

    ResponderExcluir