sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Que São Drogas

Droga é toda substância que, quando introduzida no organismo de um ser vivo, modifica uma ou mais de suas funções. Qualquer substância ou ingrediente que se usa em farmácia.

Droga de abuso (psicotrópicas) é a droga que, por agir sobre os mecanismos de gratificação do cérebro, é usada com propósitos não médicos, devidos aos efeitos estimulantes, euforizantes e/ ou tranqüilizantes.

Substâncias entorpecentes, alucinógenas, excitantes, etc. (ex: a maconha, a cocaína, crack, morfina e outras), ingeridos, em geral, com o objetivo de alterar transitoriamente a personalidade. É aquela que age no cérebro, modificando o seu funcionamento, trazendo como conseqüência alterações do comportamento e do psiquismo.

Vício é quando alguma droga causa dependência física. Quando uma pessoa está viciada em uma substância, ela depende da droga, assim como o organismo normal depende dos alimentos para o seu metabolismo. A pessoa normal, adoece sem alimentos.

O viciado adoece sem a droga. E, não é apenas uma doença imaginária ou psicológica. Ele cria uma dependência físico-química, isto é, a droga modifica a química do organismo e este só irá funcionar se a droga estiver presente.

É a síndrome do caráter social, psicológico e biológico, que se manifesta quando o uso de uma determinada droga adquire maior importância do que outros tipos de comportamentos antes predominantes.

Overdose é o uso de uma única vez, de uma quantidade de droga além do que o organismo, nas condições normais, suportaria.

Dependência Física é o aparecimento de transtornos físicos intensos, quando se interrompe o uso da droga. Na dependência física, a droga é necessária para que o indivíduo funcione normalmente e quando ela não é usada aparecem os sintomas que se agrupam e passam a ser chamados de síndrome de abstinência e que irá variar dependendo do tipo de droga utilizada.

Dependência Psíquica é condição na qual se encontra o usuário da droga que apresenta um sentimento intenso de satisfação e um impulso psicológico que o obriga a usar a droga periódica e continuamente para produzir prazer e evitar desconforto.

8 comentários:

  1. Crianças Jovens e Drogas


    Alguns pais de crianças jovens não comecem a se preocupar com o seu filho a ser tentado a usar drogas até que eles são mais velhos. Geralmente pensamos o ensino médio é a idade em que as crianças começam primeiro com a pressão dos colegas para fazer drogas, ou em uma área particularmente difícil, talvez tivéssemos mais baixa que a idade para o ensino médio. Mas há uma abundância de notícias que sugerem que, mesmo jovens nossas crianças do ensino fundamental não estão imunes à tentação de usar drogas.
    Alunos do ensino fundamental na posse de drogas
    Na semana passada, os pais de todo o país ficaram chocados ao saber que um aluno Washington DC elementares trouxe cocaína para a escola, e um número de estudantes foram levados para o hospital porque se ingerido ou inalado.
    No ano passado, um estudante de 8 anos de idade, na Pensilvânia trouxe 80 sacos de heroína para sua série escolar e tentou distribuí-los aos colegas no recreio.
    As drogas não são algo que podemos esconder. Eles realmente estão à nossa volta.Se não é a rua drogas ilícitas como a cocaína ou a heroína que os nossos filhos enfrentam, é a prescrição de medicamentos que tantos de nós temos em nossos armários da medicina.
    Mais grave perigo existe quando estamos falando de garotos serem expostos a drogas. Muitos dos alunos nas histórias recente de drogas começou mal das drogas, que é de se esperar, porque eles são menores e seus corpos e cérebros ainda não completamente desenvolvidos. O outro perigo com as crianças e as drogas é que sendo exposto em uma idade tão jovem para as drogas podem ter impactos negativos sobre essas crianças à medida que envelhecem. Eles podem não ver a gravidade das drogas ou dos perigos que causam, especialmente se eles têm experiência com drogas de pouco.
    Responsabilizar pais
    Alguns desses alunos droga empunhando fundamental aprender tráfico comportamento dos pais, ou de seus bairros, e são apenas copiar as ações que vêem. Muitas pessoas culpam as escolas ou os professores para permitir uma coisa dessas acontecer.Outros sustentam que os pais responsáveis.Os pais precisam estar cientes de que seus filhos estão fazendo e dar um bom exemplo para seus filhos. Os pais também devem começar a conversar com seus filhos sobre os perigos das drogas.O problema é que nessa idade, os pais não costumam ter o "diga não às drogas" falar ainda.Crianças no jardim de infância, primeiro e segundo grau são muitas vezes demasiado jovem para compreender plenamente o conceito de drogas que estão sendo bons ou maus. No entanto, os pais devem começar quando os filhos são jovens, falando sobre saúde e segurança na sua língua de criança compreende.Então, à medida que envelhecem, os pais devem modificar suas palestras para educar seus filhos mais completa sobre as drogas.
    Fontes
    DC Kids Ingest Cocaine at Elementary School Crianças DC Ingest cocaína na Escola Elementar
    Grade school children sickened by cocaine alunos do ensino fundamental enojado com cocaína
    --

    ResponderExcluir
  2. Texto

    O PERIGO QUE RONDA AS ESCOLAS
    Há muito tempo que escola não é sinônimo de segurança para os alunos. Dentro dos portões das instituições de ensino, mesmo com toda a vigilância de professores e coordenadores, alunos são autores e vítimas de buylling (termo inglês usado para designar intimidação, agressão e humilhação de estudantes por outros estudantes). O perigo maior reside é fora dos muros da escola, mais precisamente na porta, na esquina, nas cercanias.

    Nesta reportagem iremos abordar alguns dos maiores perigos que rondam os estudantes de Goianésia e no Brasil, no geral:

    VANDALISMO
    Prática bastante apreciada por estudantes, o vandalismo é um meio de afirmação social, de ascensão a algum grupo ou simplesmente fonte de aventura e prazer para algumas crianças e adolescentes. Na saída da escola, o agrupamento de alunos, principalmente do sexo masculino, acaba sendo o ponto de partida para a ação, que vai desde danificar aparelhos telefônicos públicos, pichação, apedrejamento de transeuntes, tocar campainhas, entre outros atos de delinqüência.

    PROSTITUIÇÃO
    Apesar de não ser muito comum, Goianésia já registrou casos de meninas de 14, 15 anos serem aliciadas na porta das escolas para se prostituírem. Os algozes normalmente são rapazes acima de 21 anos, que possuem carro ou moto e têm fala fácil, a chamada lábia. Rapazes bem sucedidos mexem com o imaginário das mocinhas, pois representam poder, segurança e, ao mesmo tempo, aventura.

    A possibilidade do dinheiro fácil, do acesso aos bens de consumo e também a sensação de liberdade, de transgressão, o fator novidade, ser diferente da maioria e ser igual à turma, aos descolados, tudo isso acaba facilitando o caminho entre o portão da escola e o mundo do sexo precoce, do sexo por dinheiro, do sexo por protesto, do sexo por aventura, na adolescência.

    ResponderExcluir
  3. DROGAS
    Presente em todas as realidades, as drogas também batem ponto na porta das escolas. A Polícia Militar de Goianésia sempre faz rondas, no período da noite, na porta dos colégios e, em algumas situações acabam encontrando usuários e pequenos traficantes, que aproveitam o público em potencial. Normalmente desenvolvem amizade com os alunos e acabam se enturmando. A partir daí para o consumo de maconha, cocaína, crack, entre outras drogas, é um pulo.

    Cada vez maior o uso de drogas por parte de jovens e adolescentes preocupam as autoridades. E se alguma coisa não for feita, de forma urgente, a escola e seus arredores se tornarão o principal caminho para este mundo, muitas das vezes, sem viagem de volta.

    JOGOS E INTERNET
    Não é errado uma criança ou um adolescente se divertir com um jogo eletrônico como videogame ou Counter-Strike. Nem mesmo acessar sua página do Orkut. O que não é correto é por causa dessas diversões, o aluno fingir que vai à escola e ganhar o caminho de uma lan house ou fliperama. Como por determinação da Justiça, estas casas não podem aceitar a presença de pessoas com uniforme escolar, muitos alunos acabam dando um jeito de driblar a proibição: levam uma camiseta reserva na mochila e fazem a troca. E ainda dão um jeito de esconder a mochila, para entrarem normalmente na lan house ou no fliperama.

    Em alguns casos, a proximidade destas casas de uma escola acaba se tornando uma isca certeira para os estudantes. Bem dosado pode ajudar o aluno na sua coordenação motora, mas usado de forma exagerada, acaba viciando e trazendo dissabores como o desinteresse pela escola, pela vida social, pelo esporte e inquietação.

    ResponderExcluir
  4. BARES
    Assim como casa de jogos eletrônicos, alguns bares estão localizados estrategicamente próximo a escolas e faculdades. Quanto aos alunos adultos não há qualquer dificuldade legal: são donos de seus destinos. Mas acontece que transitam por esses bares adolescentes, que acabam consumindo bebidas alcoólicas, cigarros e ficando em situação vulnerável. Muitas vezes o bar é a porta de entrada para a promiscuidade, as drogas e a evasão escolar. Para não ficar exilado da turma dos descolados, muitos alunos acabam experimentando álcool, cigarro e afins. Não poucos tornam-se consumidores assíduos e mudam suas trajetórias de vida, trocando a sala de aula pela mesa do bar.

    Alternativas
    Ninguém está imune a esses perigos, que inclusive, são tentadores para qualquer um. Mesmo o aluno mais pacato pode se sentir atraído para alguma dessas ciladas. Não há uma vacina que proteja de forma definitiva os adolescentes de optarem por esse mundo. Muitas das vezes a simples curiosidade faz com que haja o contato.

    Mas cabe aos pais ou responsáveis a tarefa do diálogo e do acompanhamento constante. Conversa nunca faz mal. Pelo contrário, conquistar a confiança do filho e estabelecer uma relação honesta, explicando os perigos, é a missão principal dos pais para evitar um revés escolar. Observar também os hábitos dos filhos, tomar providência quando notar qualquer mudança brusca de comportamento, como irritação sem motivo, “sumiços”, mistério, novos amigos, cheiro de álcool e cigarro, entre outros.

    Aos professores é importante que orientem os estudantes quanto aos perigos que os esperam fora da escola, apresentar de forma séria as armadilhas existentes na rua. E é dever das autoridades, principalmente as policiais, investigarem estabelecimentos próximos à escolas, fazerem rondas nas portas das unidades de ensino e orientar os estudantes quanto a esses males.

    Mas os estudantes também precisam se conscientizar, buscar informações e aprender a se defender. Há uns 20 anos, o perigo era apenas não falar com estranhos e ficar bem longe dos caras do carro preto que ofereciam balas. Hoje, o mal se reveste de trajes mais amenos e menos assustadores, sedutores até. Sem esta força-tarefa a porta de saída da escola será simplesmente a porta de entrada para o submundo, para o perigo, para o mal caminho, que tanto atraem os jovens.

    * REPORTAGEM PUBLICADA NO JORNAL FOLHA DO ESTUDANTE, EDIÇÃO DE OUTUBRO DE 2010.
    Anderson Alcântara
    Publicado no Recanto das Letras em 25/10/2010
    Código do texto: T2577706

    ResponderExcluir
  5. Acredito que muitas são as drogas encontradas sejam elas licítas ou ilícitas. A maior preocupação dos pais deveria ser com asdorgas licítas que estão ai livres a qualquer hora, disponíveis sem muita restrição. O diálogo aberto e consciente continua sendo a melhor maneira de mostrar aos nossos jovens os caminhos e alternativas para que vivam bem e sejam felizes, sem precisarem se esconder atrás de máscaras ou drogas para isso.

    ResponderExcluir
  6. E Catia tudo que fazermos e o que esta ao nosso alcance devemos fazer parte com dedicado trabalho,convencendo tambem a todos estar empenhados juntos no auxilio daqueles que necessitam de apoio.

    ResponderExcluir
  7. linkls com textos interessantes sobre oa ssunto, proponho leitura pra discutirmos.
    http://arquivoetc.blogspot.com/2009/10/drogas-as-perigosas-misturas-que-poem.html

    http://www.overmundo.com.br/banco/a-relacao-dos-jovens-com-as-drogas

    ResponderExcluir